quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conhecendo os tesouros do Oceano Atlântico

Cetáceos do Arquipélago da Madeira

Biodiversidade: Impacto na saúde mental dos alunos

Programa da XII Semana dos Clubes e Projectos - 19 a 23 de Abril de 2010

A revolução das nossas vidas


No dia 16 de Abril de 2010, pelas 11h30, haverá, no Auditório 1, uma conferência intitulada «A revolução das nossas vidas», com o Dr. José Alberto Carvalho, Jornalista e Director de Informação da RTP 1.

Esta actividade é destinada a todos os elementos da Comunidade Educativa e promovida pelas Coordenadoras das Actividades de Complemento Curricular, a Dr.ª Elisabete Cró, grupo 410, e a Dr.ª Fátima Marques, grupo 300.

The End of Line

As turmas de Ecologia da Escola Secundária Jaime Moniz, irão ver o filme "The End of Line", no Teatro Baltazar Dias, no âmbito do 5 Festival Internacional de Cinema do Funchal.


THE END OF THE LINE

Imagine um mundo sem peixes...

The End of the Line, é o primeiro grande documentário revelador de como a pesca excessiva está mudando o Mundo e aquilo que comemos.

A exibição da versão integral do documentário será seguida por um painel de discussão, com a presença de Claire Lewis, produtora do documentário e moderado por Mafalda Freitas, directora da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Filmado ao longo de dois anos, The End of the Line segue o jornalista e autor do livro no qual o documentário é baseado, Charles Clover, enquanto este confronta políticos e restaurantes célebres que mostram pouca preocupação pelos danos que causam aos oceanos. Filmado pelo mundo fora – desde o Estreito de Gibraltar até às costas do Senegal e Alasca, passando pelo mercado do peixe em Tóquio – e mostrando cientistas de renome internacional, pescadores locais, e fiscais da pesca, The End of the Line é um alerta para o mundo.

No filme são mostradas imagens em primeira mão dos efeitos da nossa paixão pelo peixe como fonte de alimento, do impacto sobre a vida marinha causado pela enorme sobrepopulação de águas vivas e as profundas implicações de um mundo sem peixe, que causaria certamente a fome em grande escala.

O filme coloca frontalmente a responsabilidade nos consumidores que inocentemente compram peixe em risco, políticos que ignoram os conselhos e avisos dos cientistas, pescadores que excedem as quotas e pescam ilegalmente, e a indústria pesqueira mundial que tarda em reagir a um desastre eminente.

The End of the Line é um exemplo da nova onda de documentários. É um filme independente – feito fora da estrutura de produção cinematográfica convencional. É um filme de campanha que pretende mudar o mundo através do envolvimento de grandes audiências num assunto político.

Para mais informações, visite http://www.endoftheline.com.

A Biblioteca recomenda: "Um pequeno grande amor" Fátima Lopes



Lopes, Fátima, Um pequeno grande amor

O amor por um filho não é fácil de descrever. Sente-se todos os dias. Mesmo quando a vida nos prega partidas ou quando os casamentos se desfazem. Este livro é um romance e fala do tema tão comum e actual, que é ser filho de pais divorciados.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Catástrofes com maior incidência na RAM e medidas preventivas a adoptar


No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o grupo de trabalho nº5, da turma 12º 41, constituído pelos alunos Diogo Fernandes, nº5; Vítor Bettencourt, nº15 e Priscila Almada, nº20, sob a orientação da professora Liliana Guerra, irá dinamizar uma acção de formação designada “Catástrofes com maior incidência na RAM e medidas preventivas a adoptar”. Esta versará sobre os cuidados e precauções a ter em consideração em caso de incêndios, inundações e derrocadas.

Esta iniciativa visa informar a Comunidade Educativa sobre as catástrofes mais frequentes na RAM; divulgar as medidas preventivas da ocorrência de incêndios, inundações e derrocadas e as providências a adoptar no caso destes incidentes; realçar a importância da intervenção atempada e coordenada dos meios de socorro em caso de catástrofe.

Data: 16 de Abril de 2010

Hora: início às 16h45m e termo às 18h15m

Sala: 215

Formadores: profissionais das entidades responsáveis pela protecção e prevenção da segurança de todos os cidadãos, nomeadamente, a Protecção Civil, a EMIR, os Bombeiros e a PSP.

Destinatários: Professores, alunos e funcionários.

Os interessados podem inscrever-se na Conferência em documento para o efeito, que se encontra no placard da Sala dos Professores.