quarta-feira, 14 de abril de 2010

The End of Line

As turmas de Ecologia da Escola Secundária Jaime Moniz, irão ver o filme "The End of Line", no Teatro Baltazar Dias, no âmbito do 5 Festival Internacional de Cinema do Funchal.


THE END OF THE LINE

Imagine um mundo sem peixes...

The End of the Line, é o primeiro grande documentário revelador de como a pesca excessiva está mudando o Mundo e aquilo que comemos.

A exibição da versão integral do documentário será seguida por um painel de discussão, com a presença de Claire Lewis, produtora do documentário e moderado por Mafalda Freitas, directora da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

Filmado ao longo de dois anos, The End of the Line segue o jornalista e autor do livro no qual o documentário é baseado, Charles Clover, enquanto este confronta políticos e restaurantes célebres que mostram pouca preocupação pelos danos que causam aos oceanos. Filmado pelo mundo fora – desde o Estreito de Gibraltar até às costas do Senegal e Alasca, passando pelo mercado do peixe em Tóquio – e mostrando cientistas de renome internacional, pescadores locais, e fiscais da pesca, The End of the Line é um alerta para o mundo.

No filme são mostradas imagens em primeira mão dos efeitos da nossa paixão pelo peixe como fonte de alimento, do impacto sobre a vida marinha causado pela enorme sobrepopulação de águas vivas e as profundas implicações de um mundo sem peixe, que causaria certamente a fome em grande escala.

O filme coloca frontalmente a responsabilidade nos consumidores que inocentemente compram peixe em risco, políticos que ignoram os conselhos e avisos dos cientistas, pescadores que excedem as quotas e pescam ilegalmente, e a indústria pesqueira mundial que tarda em reagir a um desastre eminente.

The End of the Line é um exemplo da nova onda de documentários. É um filme independente – feito fora da estrutura de produção cinematográfica convencional. É um filme de campanha que pretende mudar o mundo através do envolvimento de grandes audiências num assunto político.

Para mais informações, visite http://www.endoftheline.com.

Sem comentários: