Quando Nietzsche Chorou funde realidade e ficção, ambiente e suspense, para desvendar uma história superior sobre amor, redenção e o poder da amizade.
quinta-feira, 12 de março de 2009
quarta-feira, 11 de março de 2009
Descobre a tua Europa. Diálogos
Formação: «Descobre a tua Europa. Diálogos»
Formadora: Ana Vieira
Destinatários: Docentes de todos os grupos
Datas: 18 de Março de 2009
Horário: 9 - 12h30 ou 14 - 17h30
Local: Horácio Bento de Gouveia
Inscrições na folha presente na Sala de Professores da Jaime Moniz até 12 de Março de 2009
Organização: Comissão de Formação
Reunião de Clubes e Projectos
segunda-feira, 9 de março de 2009
Almoço da Páscoa de 2009
O almoço de Páscoa realizar-se-á no dia 30 de Março de 2009, pelas 13 horas, pelo que todos os interessados se devem inscrever no Conselho Executivo até 15 de Março.
Pratos: Ensopado de borrego e arroz de peixe e marisco.
Acompanhamento: legumes cozidos; batata doce assada; batata salteada; arroz de passas.
Salada: alface, tomate, pepino, cenoura ralada e beterraba.
Sobremesas: pudins cazeiros e fruta fatiada.
Custo da refeição: € 13,50
Reuniões de Directores de Turma
Acção de Formação: “Agir hoje…preparar o amanhã”
Organização: Espaço Anjos
Abertura da acção: Director do Serviço de Prevenção da Toxicodependência, Dr. Nelson Carvalho.
Organização: Espaço Anjos
Abertura da acção: Director do Serviço de Prevenção da Toxicodependência, Dr. Nelson Carvalho.
Formadores: Técnicas Superiores do Serviço de Prevenção da Toxicodependência: Alicia Freitas (Psicóloga); Cláudia Freitas (Técnica Superior de Serviço Social) e Idalina Sampaio (Socióloga).
Destinatários: Directores de Turma da Escola Secundária Jaime Moniz
Calendarização
11 de Março de 2009 – Directores de Turma do 10º ano
18 de Março de 2009 - Directores de Turma do 11º ano
15 de Abril de 2009 - Directores de Turma do 12º ano
Duração da Acção de Formação
3h00
Horário
15h00 às 18h00
Justificação da acção
Resposta à solicitação dos professores, no sentido de esclarecer acerca das substâncias psicoactivas, sinais de consumo e as estratégias de intervenção a nível da prevenção da toxicodependência em contexto escolar.
Uma vez que os primeiros consumos ocorrem na fase da adolescência e sendo este um estadio desenvolvimental decisivo ao nível das escolhas dos jovens, é pertinente dotar os professores de conhecimentos que permitam desenvolver estratégias e acções preventivas junto da população-alvo.
Objectivos
· Sensibilizar para a importância da Prevenção das Toxicodependências no contexto escolar
· Informar os professores acerca das substâncias psicoactivas (licitas e ilícitas) e abordagens mais adequadas à componente informativa.
· Capacitar para a identificação dos sinais de alerta e posterior encaminhamento/orientação de situações de consumo.
Conteúdos
· Apresentação do Serviço de Prevenção da Toxicodependência e áreas de actuação
· Níveis operacionais de intervenção preventiva – universal, selectiva, indicada
· Factores de risco e de protecção face ao consumo de drogas
· Comportamentos de risco na adolescência
· Comportamentos de alerta face a possíveis consumos
· Substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas
· Papel do professor como agente de prevenção e detecção de possíveis situações de consumo
· Recursos e serviços existentes na RAM para o encaminhamento de jovens
Métodos
· Activo - Dinâmicas de grupo
· Expositivo intercalado com diálogo – apresentação em power-point de conteúdos teóricos
· Interrogativo - Debate e discussão
Bibliografia
“A Verdade Acerca das Drogas”, Stoppard, Miriam. Civilização, 2000
“Droga. Aprender para Prevenir”, Patrício, Luís Duarte. Dias Patrício, Psiquiatria e Medicina Lda, 2006
“A Prevenção das Toxicodependências – A importância da Escola” Baptista, Maria da Nazaré. Texto Editora, 1995
“Droga de Vida, Vidas de Droga”, Patrício, Luís Duarte. Bertrand Editora, 1995
“Os Adolescentes e a Droga – Factos e Protagonistas”, Cordeiro, Mário. Quatro Margens, 1997
“O Meu Filho, as Drogas e Eu”. Castillo, José A. Edições Pedago, 2007.
“Para uma Prevenção que Previna” Moreira, Paulo. Quarteto, 2001
“Prevenção do Abuso do Álcool e Drogas nos Jovens”, Negreiros, Jorge. Lisboa Radicário, 1998
“Vivemos Livres numa Prisão”, Sampaio, Daniel. Caminho, 1998
“Lavrar o Mar”, Sampaio, Daniel. Caminho, 2006
Avaliação
· Formal – Questionário
· Informal – recolha da apreciação dos professores relativamente ao desenvolvimento da acção
Destinatários: Directores de Turma da Escola Secundária Jaime Moniz
Calendarização
11 de Março de 2009 – Directores de Turma do 10º ano
18 de Março de 2009 - Directores de Turma do 11º ano
15 de Abril de 2009 - Directores de Turma do 12º ano
Duração da Acção de Formação
3h00
Horário
15h00 às 18h00
Justificação da acção
Resposta à solicitação dos professores, no sentido de esclarecer acerca das substâncias psicoactivas, sinais de consumo e as estratégias de intervenção a nível da prevenção da toxicodependência em contexto escolar.
Uma vez que os primeiros consumos ocorrem na fase da adolescência e sendo este um estadio desenvolvimental decisivo ao nível das escolhas dos jovens, é pertinente dotar os professores de conhecimentos que permitam desenvolver estratégias e acções preventivas junto da população-alvo.
Objectivos
· Sensibilizar para a importância da Prevenção das Toxicodependências no contexto escolar
· Promover um espaço de reflexão sobre a importância do Professor como agente de prevenção
· Adquirir e consolidar noções e conceitos preventivos – prevenção universal, selectiva e indicada, modalidades de prevenção, factores de risco/ protecção e avaliação· Informar os professores acerca das substâncias psicoactivas (licitas e ilícitas) e abordagens mais adequadas à componente informativa.
· Capacitar para a identificação dos sinais de alerta e posterior encaminhamento/orientação de situações de consumo.
Conteúdos
· Apresentação do Serviço de Prevenção da Toxicodependência e áreas de actuação
· Níveis operacionais de intervenção preventiva – universal, selectiva, indicada
· Factores de risco e de protecção face ao consumo de drogas
· Comportamentos de risco na adolescência
· Comportamentos de alerta face a possíveis consumos
· Substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas
· Papel do professor como agente de prevenção e detecção de possíveis situações de consumo
· Recursos e serviços existentes na RAM para o encaminhamento de jovens
Métodos
· Activo - Dinâmicas de grupo
· Expositivo intercalado com diálogo – apresentação em power-point de conteúdos teóricos
· Interrogativo - Debate e discussão
Bibliografia
“A Verdade Acerca das Drogas”, Stoppard, Miriam. Civilização, 2000
“Droga. Aprender para Prevenir”, Patrício, Luís Duarte. Dias Patrício, Psiquiatria e Medicina Lda, 2006
“A Prevenção das Toxicodependências – A importância da Escola” Baptista, Maria da Nazaré. Texto Editora, 1995
“Droga de Vida, Vidas de Droga”, Patrício, Luís Duarte. Bertrand Editora, 1995
“Os Adolescentes e a Droga – Factos e Protagonistas”, Cordeiro, Mário. Quatro Margens, 1997
“O Meu Filho, as Drogas e Eu”. Castillo, José A. Edições Pedago, 2007.
“Para uma Prevenção que Previna” Moreira, Paulo. Quarteto, 2001
“Prevenção do Abuso do Álcool e Drogas nos Jovens”, Negreiros, Jorge. Lisboa Radicário, 1998
“Vivemos Livres numa Prisão”, Sampaio, Daniel. Caminho, 1998
“Lavrar o Mar”, Sampaio, Daniel. Caminho, 2006
Avaliação
· Formal – Questionário
· Informal – recolha da apreciação dos professores relativamente ao desenvolvimento da acção
O Espaço Anjos é constituído pelos professores António Freitas (grupo 520); Celestino Olim (grupo 410) e Micaela Martins (grupo 300).
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