sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Educação para a Sexualidade


Entre os dias 15 de Janeiro e 26 de Fevereiro de 2008, decorre a segunda parte da formação intitulada «Educação para a Sexualidade» promovida pelo Projecto Pares, que, desta vez, abrange as turmas 1, 3, 5, 10, 14, 16, 17 e 18 do 10º Ano.

A salientar que esta é uma inicitiva que vem a decorrer desde o primeiro período, tendo a primeira parte ocorrido em Novembro de 2007, e que terá a sua finalização no terceiro período, de modo a abranger todas as turmas de 10º Ano da Escola.

O Acesso à Universidade


Na próxima quarta-feira, dia 23 de Janeiro de 2008, pelas 20h30m, no Auditório da Escola, decorre uma conferência subordinada ao tema «O Acesso ao Ensino Superior», cujo orador é o Dr. João Costa e Silva, Director do Gabinete do Ensino Superior na Madeira, destinada aos alunos do Ensino Recorrente.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Projecto Pedagógico para o Ensino Recorrente, à responsabilidade da Dra. Rosário Martins, do grupo 300.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

As Novas Tecnologias no Ensino


No próximo dia 30 de Janeiro, quarta-feira, das 9h às 17h30m, no auditório da Escola decorre uma conferência subordinada ao tema «Novas Tecnologias no Ensino: um Meio de Promover o Sucesso Escolar».

Este painel conta com a presença de vários docentes da UMa e do Director de Serviços de Tecnologia Educacional da DRE, o Dr. Rafael Santos.


Apresentações:


- «Tecnologia e Relação Pedagógica - Um Caso de Sucesso», Professora Doutora Maria João Beja (UMa);


- «Novas Tecnologias e a Escola», Mestre Fernando Correia (UMa);


- «TIC e Sucesso Escolar: Desafio à Escola e à Sociedade», Dr. Rafael Santos (DRE);


- «Robótica no Ensino», Professor Doutor Eduardo Fermé (UMa) e Professora Doutora Elsa Fernandes (UMa).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Liberdade de Expressão


Na próxima quarta-feira, dia 23 de Janeiro de 2008, a Escola Secundária de Jaime Moniz recebe Isabel Sena Lino, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, José Manuel Rodrigues, líder do Grupo Parlamentar do CDS/PP na Assembleia Legislativa da RAM, e Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Esta acção, em comemoração do Dia Mundial da Liberdade, ocorre às 9h45m, no auditório da Escola, e é da responsabilidade das Coordenadoras das Actividades de Complemento Curricual, a Dra. Maria Elisabete Cró e a Dra. Maria de Fátima Marques.


domingo, 13 de janeiro de 2008

Infecções Sexualmente Transmissíveis


Do dia 14 ao dia 23 de Janeiro de 2008, decorrem na Escola sessões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mobilizadas pelo Espaço Anjos com a colaboração da equipa de Enfermagem do Serviço de Atendimento ao Jovem do Centro de Saúde do Bom Jesus.
Estas sessões, com a duração de 45 minutos, têm como público alvo todas as turmas de 10º Ano da Escola e realizam-se com base no objectivo de sensibilizar os jovens para os perigos que correm ao terem comportamentos de risco, nomeadamente no âmbito da sexualidade.