sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os Media hoje - papel social





Queridos membros e amigos,

Como habitualmente, teremos a nossa rubrica Nós e os Outros na próxima 2ª feira, dia 7 de maio.
O tema "Os Media hoje - papel social" estará à responsabilidade de dois amigos, conhecidos jornalistas, Rosário Martins e Roquelino Ornelas.
Gostaríamos muito que estivessem conosco neste tempo complicado das nossas vidas, como cidadãos deste país e desta Europa em crise.
Precisamos de estar juntos e, de forma autêntica, expor o que pensamos e sentimos.
Contamos convosco, na Escola Secundária Jaime Moniz, pelas 18h 15m, no Auditório 1.

Um abraço grande
P´la Coordenação

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tempo


Estimados amigos e amigas do Banco de Tempo, 

Gostaríamos de convidar todos os membros e simpatizantes do Banco de Tempo a participar numa exposição de fotografia sobre o “Tempo” que terá lugar de 22 de Junho a 6 de Julho, no Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos, no âmbito das comemorações dos 10 anos do Banco de Tempo no nosso país. 

Esta exposição será inaugurada a 22 de Junho de 2012, dia em que se realizará, na Culturgest, o Encontro Internacional Comemorativo dos 10 anos do Banco de Tempo em Portugal. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Graal com o apoio do Banco de Tempo dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos e da Secção de Fotografia dos Serviços Sociais da CGD. 

Serão apresentados 30 trabalhos seleccionados de acordo com o regulamento em anexo. As fotografias devem ser enviadas até 20 maio de 2012, para o email bancodetempo.exposicao@gmail.com


Agradecemos desde já que divulguem esta iniciativa e aguardamos as vossas fotografias com muita expectativa. Caso necessitem de qualquer esclarecimento adicional, não deixem de nos contactar através do email bancodetempo.exposicao@gmail.com

Saudações solidárias da Equipa do Banco Central

Graal
Projectos de Intervenção Social
Rua Luciano Cordeiro, 24, 6ºA
1150-215 Lisboa
Tlf: 213546831

Slide show dos Bancos de Tempo no Encontro Internacional comemorativo do Banco de Tempo em Portugal


Viva! 
Esperamos que estejam todos/as bem. No Encontro Regional em Évora surgiu uma ideia que recebeu um bom acolhimento por parte dos Bancos de Tempo que participaram no Encontro Regional da Grande Lisboa. A ideia é a seguinte: fazer-se a projeção de fotografias de todos os Bancos de Tempo no Encontro Internacional. Para prepararmos este “slide show” pedimos que nos enviem até 15 de maio 5 ou 6 fotografias do vosso Banco de Tempo. Sugerimos que nos sejam enviadas 1 foto da inauguração, 1 da equipa coordenadora e 3 de atividades/momentos importantes na vida do vosso BdT. Contamos com as vossas fotografias! E a propósito de fotografias, voltamos a pedir que divulguem entre os membros, os familiares e os amigos do Banco de Tempo a exposição sobre o “Tempo” que será também inaugurada neste nosso Encontro Internacional. 
 Um abraço amigo,
Teresa Maria Branco e Eliana Madeira 

 Graal 
 Projectos de Intervenção Social
 Rua Luciano Cordeiro, 24, 6ºA
 1150-215 Lisboa
 Tlf: 213546831
emadeira@graal.org.pt

A LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO


O Presidente do Conselho Executivo, a Associação CRIAMAR e as Coordenadoras das Atividades de Enriquecimento Curricular da Escola Secundária Jaime Moniz vêm, por este meio, informar que no dia 04 de maio, pelas 11H30, na Sala de Sessões (215) da Escola, se realizará a conferência: A LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO, cujo preletor será o Dr. PEDRO FONTES.

As Coord.das Ativ.de Enriq. Curricular          O Presidente do Conselho Executivo

        Maria Elisabete de Sousa Cró                             Jorge Moreira de Sousa   
Maria de Fátima Afonso Marques                                                             

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Concurso Fotográfico: TEMA LIVRE


Regulamento

  1. A CRIAMAR cria um concurso de fotografia, de tema livre, aberto à participação de todos os jovens da Escola Secundária Jaime Moniz.
  2. Cada concorrente poderá apresentar até 3 fotografias.
  3. Os concorrentes poderão apresentar trabalhos individuais ou coletivos.
  4. As modalidades do concurso são:
4.1.        Fotografia clássica ou convencional (a cores ou a preto e branco).
  1. As fotografias, que deverão ser entregues em suporte de papel fotográfico, poderão ser entregues nos seguintes formatos:
13 X 18 cm
18 X 24 cm
24 X 30 cm
30 X 40 cm
  1. Os trabalhos deverão ser colocados em envelope branco fechado, juntamente com a ficha de inscrição no concurso.
  2. Os trabalhos deverão ser entregues na sede da CRIAMAR: Rua da Mouraria, nº 9, 3ºB, 9000-047 Funchal.
  3. O prazo de entrega dos trabalhos será até 31 de maio de 2012.
  4.  O júri, constituído por dois membros da CRIAMAR e por num profissional de fotografia, irá indicar no mês de maio os vencedores do concurso.
A entrega de prémios está prevista para esse mesmo mês, em local a designar, com a abertura da exposição dos trabalhos concorrentes.
  1.  A CRIAMAR será responsável pela montagem e apresentação pública dos trabalhos.
  2. A CRIAMAR reserva a si o direito de propriedade sobre os trabalhos premiados durante um período de 5 anos a contar do dia 31 de maio 2012.
  3.  A entrega dos originais pelos concorrentes representa, em si mesma, uma declaração do conhecimento e da aceitação do presente regulamento.
  4.  Prémios:
13.1.     Serão atribuídos prémios aos três melhores trabalhos.
13.2.      Todos os participantes receberão um diploma de participação.
  1.  Das decisões do júri não haverá recurso, cabendo-lhe a resolução de casos omissos.
  2.  Critérios de Avaliação:
15.1.     Fotografia clássica ou convencional:
Entende-se por fotografia clássica ou convencional qualquer fotografia obtida quer por processos analógicos, quer por processos digitais, que não tenha sofrido manipulação do seu conteúdo.
            - Qualidade técnica (exposição, luminosidade, equilíbrio de cor, focagem e outros);
            - Enquadramento/composição;
            - Criatividade na estruturação da imagem.


Contactos:
MORADA:
Rua da Mouraria Nr. 9, 3 - B
9000-047 Funchal

TELEF: (+351) 291 239120
FAX: (+351) 291 239126

Exames nacionais e provas de equivalência à frequência 2011/2012


Informação aos alunos e aos encarregados de educação
Exames nacionais e provas de equivalência à frequência 2011/2012
O despacho normativo nº 6/2012 aprova o regulamento das provas e dos exames nacionais do ensino secundário. Destacam-se, seguidamente, algumas informações para os alunos que irão realizar exames nacionais e provas de equivalência à frequência, no corrente ano letivo.

A primeira fase dos exames nacionais ou das provas de equivalência à frequência tem caráter obrigatório.

Os alunos que não obtiverem aprovação nas disciplinas terminais do seu plano de estudos realizam exame na 1ª fase. Para tal, deverão dirigir-se aos serviços administrativos nos dois dias subsequentes à afixação das pautas do 3º período:

Os alunos que pretendam realizar exame nacional passam a ser autopropostos nessa disciplina;

Os alunos que pretendam realizar prova de equivalência à frequência nas disciplinas terminais de 11ºano não sujeitas a exame nacional, ou nas disciplinas específicas de 12ºano não sujeitas a exame nacional, deverão fazer a sua inscrição nos serviços administrativos, também como alunos autopropostos.
Os alunos internos e autopropostos que faltarem à 1ª fase não serão admitidos à segunda fase.  

1.3 No presente ano letivo serão admitidas as seguintes exceções.
Assim, serão admitidos à 2ªfase os alunos que:

Não tenham obtido aprovação nas disciplinas em que realizaram exames. Estes alunos (internos) não necessitam de fazer inscrição para a segunda fase.

Pretendam realizar melhoria de classificação em qualquer disciplina realizada na 1ªfase – deverão fazer a sua inscrição para realizarem exames na 2ªfase;

Pretendam repetir o exame final nacional de qualquer disciplina realizada na 1ª fase e que se constitua exclusivamente como prova de ingresso - inscrição obrigatória na 2ªfase;

Pretendam realizar melhoria de classificação em qualquer disciplina concluída por frequência no presente ano letivo - inscrição obrigatória na 2ªfase;

Pretendam realizar exames finais nacionais de disciplinas que não pertençam ao seu plano de estudos e utilizar esses exames como provas de ingresso, desde que tenham comparecido na 1ª fase a uma prova do seu plano de estudos calendarizada para o mesmo dia e hora do exame a realizar na 2ª fase – inscrição obrigatória na 2ª fase.
            Conclui-se, assim, que todos os alunos devem realizar os exames nacionais ou as provas de equivalência à frequência na 1ª fase. Com exceção dos pontos referidos anteriormente, os alunos que faltarem à 1ª fase por motivos “graves,” só poderão realizar as provas após autorização do júri nacional de exames.
Os alunos autopropostos (alunos que pretendam fazer melhoria de nota na 2ª fase, que tenham anulado a matrícula ou não tenham obtido aprovação no final do 3º período) deverão fazer a sua inscrição nos serviços administrativos para realizarem exame na segunda fase, nos dias 10 e 11 de julho.
Os alunos excluídos por faltas, no presente ano letivo, não serão admitidos a exame.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exposição assinala 1.º de Maio




Dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A data é comemorada em Portugal desde Maio de 1974, após a Revolução de Abril.
Celebrado em muitos países, o Dia Internacional dos Trabalhadores, assinala a manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos EUA em 1886. O objetivo foi reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.
A Biblioteca da Jaime Moniz recorda o acontecimento histórico com uma pequena exposição sobre o tema.