quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Banco do Tempo da Escola Secundária Jaime Moniz junta-se à Feira de Trocas!


O Banco de Tempo, da iniciativa do Graal, comemora este ano o seu 10º aniversário. A data será assinalada com a realização de um Encontro Internacional Comemorativo dos 10 Anos do Banco de Tempo em Portugal, a realizar na Culturgest, no dia 22 de Junho, e que contará com a presença de Bancos de Tempo portugueses, espanhóis e italianos.
Ao longo de uma década, o Banco de Tempo tem contribuído para novas oportunidades de entre-ajuda, para a rentabilização das competências diversas de cada pessoa de várias gerações e meios sociais, para o fortalecimento de laços de solidariedade e de vizinhança, para incentivar o combate à exclusão social, procurando ainda que grupos economicamente vulneráveis tenham mais acesso a determinados serviços.
Funciona como qualquer outro banco, com a particularidade de, em vez de euros, circularem horas como moeda de troca de serviços (pequenas reparações domésticas, aulas de inglês, companhia a idosos, cozinhados, acompanhamento de alguém a cinema ou médicos, etc.). Neste momento, existem 32 agências do Banco de Tempo, de Norte a Sul do país, incluindo Açores e Madeira.
Na Madeira, o Banco do Tempo existe há cerca de quase 9 anos. Conta com inúmeras iniciativas, como exemplificado em: http://bancodetempojmfunchal.blogspot.pt/

Sem comentários: