quarta-feira, 17 de junho de 2009

Faz Portugal Melhor



"Todo o acto educativo implica uma atitude optimista. Por isso, numa época em que dominam o cepticismo e a descrença é urgente que os professores, pais e encarregados de educação transmitam aos jovens a ideia de que é possível mudar o que não está bem, compreendendo o seu papel activo e interventivo.Assim, propomos um concurso que desafie os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário a desenvolverem projectos sobre a realidade que os rodeia, identificando problemas, propondo soluções, promovendo mudanças.
O tema do concurso é: FAZ PORTUGAL MELHOR! A ideia mobilizadora que preside a esta iniciativa é o desafio lançado aos alunos: intervir para conhecer e melhorar o mundo que está perto, gostar do seu país, da sua zona e de si próprio também.Brevemente apresentaremos a página oficial do concurso que é organizado pelo jornal Ciência Hoje e pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Ciência Viva e comissariado pela professora Manuela Matos Monteiro.
Esperamos que os alunos, orientados pelos professores, em parceria com as autarquias, empresas e instituições desenvolvam projectos que justifiquem a afirmação de Paulo Freire: “O projecto é o impossível viável”
Pode, desde já, conhecer o regulamento do concurso em http://www.cienciahoje.pt" (Fonte: Porto Editora)

Sem comentários: